Cultura, Culinária, Fotos, Curiosidades, Política, Desporto

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A arte Guineense" Canta e encanta o Mundo"

   

Guiné-Bissau possui uma herança cultural extremamente rica e diversificada. A cultura varia de etnia para etnia, exprimindo-se na diferença linguística, na dança, na expressão artística, na profissão, na tradição musical e até nas manifestações culturais. A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diferentes grupos étnicos. Na cultura guineense não podem ser desconsideradas as manifestações de dois dos grupos étnicos com maior expressão, os Fula e os Balanta.

       

Enquanto que os Fula se regem por um sistema econômico e feudalista com uma organização hierárquica, os Balanta organizam-se em comunidades, não havendo diferenciação de classes e possuem propriedades comunitárias. Ambos grupos étnicos caracterizam-se pelas suas belas e coloridas coreografias. No dia a dia, estas fantásticas manifestações culturais podem ser observadas na altura das colheitas, dos casamentos, dos funerais e das cerimónias de iniciação.

               

O Carnaval guineense também é completamente original, com características próprias. Ele tem evoluído bastante e hoje constitui uma das maiores manifestações culturais do País.
                   




                          




O estilo musical mais importante do país é o gumbé. O estilo “Gumbé” é, na verdade, uma mistura de diversos gêneros musicais — incluindo estilos folclóricos e músicas contemporâneas.
           


Na pintura, os nomes dignos de registro dividem-se em dois grupos: os mais antigos e os mais jovens. Entre o primeiro grupo destacam-se Trigo e Carvalho e entre o segundo, Manuela Jardim, Odete Viana, Carlos Barros, Diamantino e Lacerda.A arte da gastronomia não fica de fora nesta cultura tão fascinante



      
. Do seu relacionamento com outros povos, os guineenses receberam influências gastronômicas que foram assimiladas de tal forma que hoje em dia são parte integral de suas mesas. A cozinha guineense é, inclusive, considerada uma das mais ricas de toda a África. Alguns exemplos dos pratos típicos mais apreciados pela comunidade local são: Cafriéla - frango grelhado com molho de limão, manteiga e pimenta; Chabéu - óleo de palma com galinha; Caldo de mancarra - com base no amendoim "mancarra"; Sigá - óleo de palma, carne de vaca e quiabo: entre muitos outros.
       


            

A cultura do país reflettambém na arte bijagó, arte mandinga, arte nalú, cestaria, olaria, tecelagem e outros.



                                                            Alexandinha de Carvalho