O grupo musical guineense Super Mama Djombo foi formado nos anos 60, num acampamento de escuteiros em que o membro mais novo do grupo tinha 6 anos na altura.
“Mama Djombo” é o espírito protector que muitos combatentes apelavam durante a guerra de independência daquele país.
Em 1974, ano da independência de Guiné Bissau, o líder da banda, Adriano Atchutchi juntou-se ao grupo que canta, desde sempre, em crioulo guineense.
O primeiro álbum do grupo “Na cambança” foi lançado em 1980 e a canção “Pamparida” baseada num tema de música para crianças fez um grande sucesso na África Ocidental.
Sob o regime de João Bernardo Vieira, a banda já não teve apoios para actuar e acabou por se desestruturar em 1986. As suas canções, contudo, foram tema do filme “The blue eyes of Yunta” (Os Olhos Azuis de Yunta), de 1993, gravados com Adriano Atchutchi e os restantes membros da banda original.
Em 2012, os Super Mama Djombo juntaram-se com um novo membro e fizeram uma tour pela Europa: da banda original faziam parte o Zé Manel, Miguelinho N´Simba, Armando Vaz Pereira e Djon Motta, a que se juntou o novo membro Fernando Correia da banda “Freaky Sound”.
Alexandrinha de Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário